Estratégias e Ações da Araucária e SETI para consolidação dos Ecossistemas de CT&I.
Estratégias e Ações da Araucária e SETI para consolidação dos Ecossistemas de CT&I: Desde 2019 a Araucária em conjunto com a SETI, vem organizando estratégias e instrumentos que promovam a criação e/ou consolidação de Ecossistemas de CT&I, sendo atualmente 9 ecossistemas regionais e 12 ecossistemas estaduais. Compreender estes ecossistemas, estratégias e instrumentos permite aos atores do governo, academia, empresas e terceiro setor (sociedade civil organizada) unirem esforços para criação de riqueza e qualidade de vida por meio da CT&I, ensejando várias oportunidades para estes atores.
Luiz Márcio Spinosa: Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação na Fundação Araucária.
Pós-doutor em Inovação pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA), foco em Ecossistemas de CT&I. Doutor e Mestre (DEA) em Inteligência Artificial aplicada à Automação Industrial (Produtrônica), pela Universidade d´Aix-Marseille (FR). Especialista em Inovação pela Universidade do Texas (EUA) e pela Universidade Simon Fraiser (CAN). Mestre em Engenharia Mecânica, foco em Sistemas CIM e Bacharel em Ciências da Computação pela UFSC. Especialista em Design de Estratégia de Especialização Inteligente, da École Polytechnique Fédérale de Lausanne. Pesquisador visitante na Haas School of Business, Universidade da Califórnia em Berkeley e vice-coordenador dos sistemas e modelos nacionais de inovação da Triple Helix Association. Seu trabalho foi reconhecido por meio de diversos prêmios e homenagens, incluindo honra acadêmica como o melhor índice acadêmico do bacharelado.
Seu trabalho atual concentra-se em pesquisas e desenvolvimentos para: i) inovação, empreendedorismo e representação do conhecimento, ii) políticas públicas, práticas de gestão e processos para moldar ecossistemas de CT&I, e iii) cidades inteligentes e ecossistemas de CT&I . Atuou em diversas organizações privadas e públicas e ocupou cargos de liderança como: Pesquisador pela União Europeia (1996-1999). Professor Titular e Pesquisador da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (BR) (1999-2018), Coordenador do Escritório de Inovação (2014-2017) da Universidade Brasileira Instituto de Qualidade e Produtividade. Diretor da Agência de Inovação (2009-2013), Diretor do Tecnoparque PUCPR (2009-2013), Diretor de Planejamento Estratégico e Integração (2006-2008), Diretor do Instituto de Tecnologia e Ciência (2006-2008), Coordenador da Rede de Consultoria Tecnológica PUCPR (2008-2009), Coordenador Geral de Áreas Estratégicas de C&T (2017-hoje), todos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
No período 1999-2003, foi Coordenador do Programa Paraná de Classe Mundial de TIC, Inovação e Empreendedorismo, na Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia. É dono de duas startups, KnowIn – Agentes de Conhecimento e Inovação – e Akrivós – C&T em Indústria Saudável. Algumas organizações que se beneficiaram das consultorias, projetos e cursos do Professor Spinosa incluem: PUCPR, UFSC, ITAIPU/PTI, NOKIA, SIEMENS, LEGO, SOFHAR, WHITE MARTINS S/A, SISGRAPH S/A, VOLVO CE, RACCO, AMVALI, Secretaria de C&T do Paraná, CITS, TECPAR, NTS-BRASIL, SOFTEX, IBQP, FIEP e ESPRIT-EU. Coordenou mais de uma centena de projetos de desenvolvimento tecnológico no Brasil e no exterior, com mais de 150 artigos publicados.